13 junho 2012

[RESENHA]: Destino - Ally Condie - Suma de Letras

Postado por Luisa Ortega às quarta-feira, junho 13, 2012

Matched #1
Editora: Suma de Letras
Autor: Ally Condie
Numero de páginas: 238

Destino se passa num futuro próximo, onde todos os cidadãos são controlados pela Sociedade. Sociedade essa que monitora o que você come, o que você veste e tudo o que você faz. Tudo feito, claro, para o bem estar e qualidade de vida da população. Quando alguém erra, ou infringe as regras recebe uma notificação. 
Cassia Reyes esta acostumada com este estilo de vida. Ela acaba de completar 17 anos, e esta indo para o Banquete do Par, onde finalmente descobrira o homem com quem deve se casar futuramente. Para sua completa surpresa, o garoto escolhido para ela depois de rigorosa analise dos Funcionários da Sociedade é Xander Carrow, uma garoto lindo, simpático e seu melhor amigo desde sempre. 
Tudo estaria muito bem se na mesma noite ao chegar em casa e colocar o microcartão para receber as orientações para o namoro, instantes depois de ver a foto de Xander, um outro rosto aparece na tela do terminal por apenas um instante, um rosto diferente. 

"Meu coração para, não acredito no que vejo. Um rosto reaparece no terminal, diante de mim. Não é o rosto de Xander".

Ky Markhan é o rosto que aparece na tela de Cassia, ele veio das Províncias Exteriores, um lugar nada desejado. É vizinho de Cassia e faz parte da mesma turma de amigos.
Todas as certezas de Cassia caem por terra, e ela começa a questionar se a Sociedade é mesmo a melhor alternativa. Depois que se aconselha com seu avô, e ele lhe entrega um estranho poema. Ela percebe que talvez, não concordar com as escolhas da Sociedade não seja exatamente errado.

“Não entre docemente naquela boa noite,

A velhice deve arder e delirar ao fim do seu dia;

Revolte-se, revolte-se contra o apagar da luz (...)"


Destino foi um livro muito esperado por mim, a divulgação da Suma de Letras foi incrível, poucas pessoas não ficaram muito curiosas. E quando finalmente eu tive oportunidade de recebê-lo mal me contive de alegria. E posso afirmar tranquilamente que não me decepcionei, pelo contrário Destino superou minhas expectativas.
O mundo criado por Ally Condie é fantástico, imagine só que tudo seja totalmente planejado, e que só existam 100 músicas e 100 pinturas disponíveis, nada além disso. Você não pode comer o que tem vontade, uma comida saudável é entregue nos horários corretos em sua casa pelos dutos, e gostando ou não é aquilo que você deve comer.  Loucura né? (Confesso que a parte de não cozinhar NUNCA e não ter nada de louça gordurosa para lavar não seria ruim para mim, na verdade eu invejei esse fato huahauahauahua). 
Eu simpatizei de imediato com Cassia, é ela quem narra a história e foi muito bom gostar dela. São suas emoções que conhecemos. Xander e Ky são extremamente cativantes, cada qual ao seu jeito. Me vi um tanto dividida. Odeio triângulos amorosos, todos sabem. Mas esse foi fundamental. Existem muitos detalhes super interessantes, como os três comprimidos que os cidadãos devem carregar, um azul, um verde e um vermelho. Não vou explicar para que cada um serve, não sei exatamente se seria um spoiler, mas pelo sim pelo não deixo para vocês descobrirem.
A capa é de babar litros, a Suma de Letras manteve a capa original. Destino faz parte de uma trilogia, o segundo livro chamado Crossed já foi lançado pela editora (inclusive estou lendo e adorando). 
Eu super indico essa leitura. Vale muito a pena!



Beijos enormes!
Juh Sutti


Ps: Essa resenha foi originalmente postada no Livros e blablablá.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Seja muito Bem Vindo(a) ao Bookaholic Fairy

É uma honra ter você como seguidor do blog.

Deixe sua mensagem que ficaremos muito felizes.


Aviso: Comentários Anônimos estão proibidos.

 

Bookaholic fairy 2011 Desenvolvido por Ipietoon e totalmente modificado por Julia