22 março 2012

Entrevista - Lu Piras (Equinócio)

Postado por Luisa Ortega às quinta-feira, março 22, 2012

Olá amores, Tudo bem?


Algum tempinho atrás fiz uma entrevista deliciosa com a escritora Lu Piras, autora do livro: Equinócio.
Hoje vou trazer algumas novidades à respeito do livro e sobre a entrevista.

É com grande alegria que comunico que o livro Equinócio da Lu Piras, vai ser lançado pela Editora Dracaena e já tem uma capa definitiva, quer dar uma espiadinha?

Olha só que lindo que ficou *.*

Sinopse:

A cidade do Rio de Janeiro é o pano de fundo onde a estudante de medicina Clara vive sua rotina diária com a família e amigos. O que ela não imaginava é que tudo o que acreditava estivesse prestes a mudar, com a visita inusitada de um anjo. As força do mal ameaçam escravizar a raça humana e, para impedir, o anjo da guarda Nath-Aniel (Nate) vem à Terra, disfarçado de humano, para alertar sua protegida Clara de que sua vida está em risco. Proibido de agir em nome dos humanos e alterar seus destinos, o anjo acaba por se envolver demasiado quando revela a Clara que o pai dela, um renomado cientista, é o responsável pela descoberta que despertou as forças do mal: a fórmula da perpetuação da vida humana (criônica). Toda a missão da legião de anjos celestiais é colocada em risco quando Nate e Clara se apaixonam. 


Entrevista com Lu Piras


1) Oi Lu, gostaria de agradecer por topar em ser entrevistada!

R: Eu é que agradeço pela oportunidade!

2)Vi que você é formada em Advogacia, o que te fez abandonar a área e se dedicar como escritora?

R: Bom, eu não abandonei algo que eu nunca exerci. Na verdade, sou advogada por profissão, mas tenho vários projetos paralelos aos quais me dedico no momento. Entre eles, à minha carreira de escritora. Sou também “concurseira”, aluna de Produção Editorial na UFRJ, artista reborn (faço aqueles bonecos-bebês realistas), entre outras coisas que ocupam bastante o meu dia a dia. Escrever é uma paixão desde a infância/adolescência e eu não consigo imaginar a minha vida sem livros, sem um teclado e as madrugadas para escrever.

3)Equinócio, como você chegou a esse titulo para o seu livro?

R: O título me levou uma madrugada inteira... chegou um momento na história, enquanto eu escrevia, que eu bloqueei. Não conseguia dar continuidade sem escolher o título do livro. Então, peguei um caderno e fiz várias anotações. Rabisquei algumas palavras-chave da história, um pouco dos personagens, um pouco do enredo e procurei fazer as conexões necessárias até chegar nesta palavrinha forte e impactante. Equinócio, o fenômeno astronômico, tem tudo a ver com o simbolismo que permeia a história. Logo, logo, vocês vão entender!

4) Me fale um pouco a características da Clara, ela tem um pouquinho da Lu Piras?

R: A Clara roubou coisas de mim, sim. Enquanto eu compunha a Clara e traçava suas características, eu emprestava a ela minhas experiências. Aos poucos ela se tornou independente e ganhou personalidade, mas sempre com resquícios de mim. Acredito ser impossível para um escritor não transferir aos seus personagens um pouco de si; afinal, eles são as nossas “criaturas”. Falando da Clara, ela é sensível, determinada, corajosa e idealista. Com todos os acontecimentos, ela evolui ao longo da história e o leitor poderá acompanhar também alguns dos seus defeitos, embora ela lute para estar sempre à altura de Nate.

5) É possível que Clara possa viver em algum tipo de triângulo amoroso entre Jonas e Nate? Pode falar um pouquinho da relação dos três personagens centrais?

R: Neste primeiro livro os leitores terão uma breve ideia da personalidade de Jonas. A história em Equinócio foca-se mais em Clara e Nate e no romance deles. Jonas é, sim, um possível pretendente, alguém que precisa se descobrir antes e já desperta o interesse e o carinho de Clara.

6) Por que Rio de Janeiro, Lu? Fale um pouquinho da Cidade Maravilhosa.

R: O Rio de Janeiro é a cidade onde nasci. Vivi muitos anos fora do país e regressei em 2009 morrendo de saudade. Aprendi a valorizar a minha terra lá fora e achei que seria uma bela homenagem usar o Rio como pano de fundo para a história. Esse livro representa o meu maior sonho. Faz muito sentido que a cidade do meu coração tenha o seu espaço nele. Para quem não conhece o Rio de Janeiro, precisa saber que esta cidade não é só cartão postal de belezas naturais. É uma cidade que pulsa, que vibra, cheia de cores, sons e muito contagiante.

7) O que levou você a escrever Equinócio?

R: Principalmente, a fase atual da minha vida. Eu redescobri a minha vocação e quis investir nisso agora. Empurrar para frente foi o pior erro que cometi. Devia ter começado mais cedo. Mas a verdade é que nunca é tarde. Então, numa bela tarde de passeio, enquanto passeava numa livraria, vi a capa de um livro de artes com a escultura de Eros e Psiquê de Antônio Canova e tive o vislumbre de uma sinopse. Um brainstorm me consumiu uma noite inteira e no dia seguinte, já estava digitando feito doida no computador.  

8) Quais as dificuldades que você encontrou durante o processo de escrita?

R: Foram sete meses de dedicação quase integral. Só não foi integral porque eu era obrigada a parar para me alimentar, fazer a minha higiene e fazer algum social para que as pessoas não pensassem que adoeci. De qualquer modo, quando eu comecei a escrever Equinócio, não consegui mais parar. Escrever um livro nos consome física e emocionalmente e ficamos desgastados. Mas compensa demais. A cada nova página escrita eu sentia a vibração dos personagens dentro de mim. A vida deles se transformou na minha vida. Isso é muito bacana! Não tive dificuldade no processo. Tive que abdicar de muitas coisas na minha vida social e profissional, mas fiz isso com prazer porque estava fazendo o que gostava.

9) Você acha que os autores nacionais são apoiados? Ou ainda existe algum tipo de "preconceito" a respeito?

R: Adoro essa pergunta. Já respondi algumas vezes noutras entrevistas e sempre me empolgo. Penso que os autores nacionais são muito guerreiros e merecem todo o apoio que têm recebido nas redes sociais e blogs literários. As editoras ainda estão mais voltadas para o mercado internacional. O que faz sucesso lá fora é empurrado aqui pra dentro e muitas vezes não tem qualidade. Na minha opinião, as editoras precisam ser mais seletivas sobre o que vem de fora e ser mais atentas ao que temos aqui. Para os nacionais o nível de exigência é muito maior e eu não entendo o porquê dessa discrepância. Canso de pegar em livros estrangeiros em que a história até é legalzinha, mas a narrativa é péssima e/ou a tradução deixa muito a desejar. Enfim, temos talentos no Brasil esperando a sua oportunidade enquanto o lucro do mercado fala mais alto e não se valoriza o fundamental: a nossa cultura.

10) Quais autores são a sua influência (nacionais e/ou internacionais)?

R: São muitos. Posso citar Machado de Assis, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, JK Howling, Shakespeare, Stephenie Meyer... dos clássicos aos atuais, eu leio e absorvo tudo.

11)Qual o último livro bom que leu e recomenda?

R: O último que eu li foi A Maldição do Tigre, de Colleen Houck, e estou citando este porque ainda estou com ele na cabeça. Não é “Ó, que livro imperdível!”, mas é bom. É um livro gostoso de ler e a história dos mitos indianos é muito interessante. Uma verdadeira viagem e o livro já me ganha quando me tira do chão. Este conseguiu fazer isso.

12) Conte para nós leitores o que podemos esperar de Equinócio? 

R: Os leitores podem esperar muito romance, emoção, uma história leve mas com um enredo denso e sedutor.

13) Já tem algum projeto em mente ou em andamento? Nos conte tudo e não esconda NADA rsrsrs

R: Tenho dois projetos e ambos romances sobrenaturais (nada a ver com anjos!). E estou com algumas ideias para um livro não sobrenatural. Mas, por enquanto, é cedo para falar sobre eles. Equinócio e as sequências da série estão me tomando todo o tempo. Quero que fique impecável.

2° Etapa da Entrevista:
Rapidinha(Jogo Rápido) 
Responda o que vier na sua mente)

1) Equinócio? Sonho
2) Família? Força
3) Clara? Humana
4) Leitores? Inspiração
5) Escrever? Vocação

6) Lu obrigada pelo enorme carinho, dedicação e por se importar com o Bookaholic Fairy, apareça sempre viu... Obrigada por nos conceder essa  entrevista. Sucesso sempre querida amiga!!!!

R: Mais uma vez, muito obrigada pelo carinho e pelo apoio. Adorei a nossa entrevista!
Sem parceiros como o Bookaholic Fairy meu sonho não estaria tão perto de se tornar realidade.

Contato com a Lu Piras

Equinócio conta com um site de hospedagem gratuita aqui. 
Facebook, no Skoob, no Twitter, no YouTube. 



Queria agradecer a Lu Piras, ela foi super fofa comigo e super atenciosa, desejo todo o sucesso do mundo pra ela =) Equinócio será um sucesso!!!!

Espero que tenham gostado e qualquer novidade sobre Equinócio eu comunico à todos.

Beijos, 

3 comentários:

Beatriz Oliveira disse...

Equinócio está lindo *.*

Mega ansiosa para ler!!!
Parabéns!!!
Bj

Lu Piras disse...

Adoreeeeeeei, adorei tudo na nossa entrevista, Lu! Você é um doce, super simpática, muito querida, uma blogueira super dedicada! Foi um prazer imenso ter essa conversa com você.
Depois que respondi suas paerguntas muita coisa aconteceu e agora Equinócio já tem até capa oficial! Fico feliz com a repercussão, com a excelente aceitação do público até agora. Tenho certeza de que, se você gostou da capa, vai amar a história.

Beijocas,

Lu
www.equinocioaprimavera.blogspot.com

Marcia Rubim disse...

Adorei! Parabéns à Lu Piras pela garra e à Lu Ortega pela ótima entrevista! Bj

Postar um comentário

Olá! Seja muito Bem Vindo(a) ao Bookaholic Fairy

É uma honra ter você como seguidor do blog.

Deixe sua mensagem que ficaremos muito felizes.


Aviso: Comentários Anônimos estão proibidos.

 

Bookaholic fairy 2011 Desenvolvido por Ipietoon e totalmente modificado por Julia