29 janeiro 2011

Dicas para blogs literários: Por Vivianne Fair (Recanto da Chefa)

Postado por Luisa Ortega às sábado, janeiro 29, 2011
Olá Leitores,

Hoje cedo eu estava olhando alguns blogs no qual a seculos eu não entrava e me deparei com um assunto muito interessante no qual a Vivinne Fair comentou.

Eu pedi permissão pra Vivi postar essas dicas e ela me autorizou.

Vale a pena ler, deixando bem claro que não é uma ofensa para nenhum blog ou pessoa ok?

Então vamos lá:

O Texto abaixo é da autoria da @Vivianne Fair do Blog: Recanto da Chefa

Em primeiro lugar, lembrem-se do seguinte: Ninguém dá nada de graça, minha mãe já dizia. Se você se comprometer a fazer uma parceria com um autor ou editora, ESTEJA CERTO DE QUE VOCÊ TEM RESPONSABILIDADES. Se não tiver tempo, seja franco. Se não gosta do estilo de livro que eles têm, seja franco. Nada de pegar a sinopse do livro, escrever um parágrafo dizendo 'amei' e ficar por isso mesmo. Você tem responsabilidades! Você tem que LER, dar sua opinião SINCERA, pois é por isso que você criou um blog...na verdade, é por isso que existem blogs literários. Não precisa destruir um determinado livro nem autor, claro, mas justificar sua opinião, saber escrever (isso é importante) e explicar porque acha isso.
Estou sempre recebendo emails assim: "Tenho um blog, me manda livro." Verdade, só isso, nem dá motivos para mandar o livro nem nada...e às vezes fez o blog um dia antes.
Peraí, vocês acham que o autor GANHA o livro? Não ganha não! Eles também pagam! Lembre-se!!
Não quero que ninguém fique magoado comigo, mas às vezes sou ofendida porque não mando livros. Ou ignorada. Não quero ser vilã; acredito que seu blog é o máximo, alguns são mesmo lindos, mas não posso arcar, lembre-se que também tive despesas com os livros...O autor independente paga toda a produção, paga cada livro, é fogo mesmo...

DICAS: Quer mesmo começar um blog literário?  (só dividindo experiências, não sou expert! ^^;)

* capriche nas suas resenhas, independente de ter parcerias ou não. Isso vai mostrar que você leva a sério e as pessoas vão te seguir porque querem, não porque você pediu.

* não mande emails para pessoas, scraps dizendo 'me segue'. Seja gentil, diga: "fiz um blog, blah blah, se gostar, pode me seguir?" Cuidado com spam!

*lembre-se que o autor paga pelos livros que escreve; ele não ganha! Se você quer sinceramente ajudar um autor, ofereça-se para pagar o livro dele, ou espere ele entrar em contato com você. Se ele disser que não dá, não insista. Ele está sendo sincero, não malvado. Se ele pedir para que seu blog evolua um pouco antes de mandar, siga o conselho dele.

*Seja sincero ao fazer uma resenha, mas não destrua o livro nem elogie demais, senão você perde a credibilidade. (claro que você pode fazer isso, mas não sempre!) Exponha suas opiniões explicando o porquê delas e diga que isso é em relação a você. Tem gente que ama Crepúsculo, tem gente que odeia por motivos diversos.

*editoras esperam que você cumpra sua parte! Não fique com o livro mais de três meses enrolando ou faça uma resenha de duas linhas.
Eles são responsáveis também.

*parcerias com editoras e autores não são fáceis! Pro autor, pior ainda, porque ele tira do próprio bolso, e muitos deles tiveram que investir. O autor também tem que lembrar que ele está sujeito a opiniões!

*Saiba que nem todo mundo pode comentar no blog por falta de tempo...eu mesma nem tenho! rs Não é por falta de consideração!

*não se comprometa com parcerias se você tem trabalho, escola, etc. Eu às vezes nego parcerias de editoras de livros que não gosto ou recuso livros que sei que não vou gostar. Quando não tenho tempo de ler, aviso!

*tenho certeza que muitas (os) blogueiras (os) tem mais dicas que eu! Preste atenção no blogs de sucesso  - PELO AMOR DE DEUS NÃO COPIE. Crie seu próprio ritmo; sua própria linguagem, seu próprio modo de falar e cuidado com o português.  


Como a propria Vivi disse e assino embaixo:

"Não quero começar nenhuma guerra aqui, de modo algum! Só quero expor dizendo que ter um blog não é fácil como se pensa, e não posso seguir/doar livros/comentar em todos. Pense nos motivos que o levou a ter um blog. Não se comprometa a fazer resenhas além da conta, principalmente se você não tem tempo!

A propósito, AMO blogs literários e amo minhas amigas e amigos blogueiros, do fundo do coração. Conheci pessoas incríveis, pessoas que me incentivaram, pessoas que me deram muita força. Se quiser fazer parte do clube, bem vindo! Mas faça pelos motivos certos!

Quem tiver mais dicas, fique à vontade! Comentários maldosos, encrencas e estresses à parte serão excluidos! =D"


Fonte e Créditos: O texto acima é da autoria e de uso exclusivo do Blog Recando da Chefa(Responsavél: Vivianne Fair) O blog: Bookaholic Fair entrou em contato com a Vivianne via comentário, solicitando permissão para poder postar essas Dicas.


Obrigada Vivi \o/

Quer ler o texto na integra? Quer saber mais sobre a opnião das pessoas que comentaram embaixo? Clique no Link-me abaixo que será redirecionado para o Blog: Recanto da Chefa (Vivianne Fair) 


Vale a pena :D

Bjs Lu

Comente para concorrer marcadores, agora serão dois sorteados:  AQUI

7 comentários:

Srta. Bibliófila disse...

Eu concordo plenamente!

Lígia Paulino disse...

concordo!1 o intuito de fazer resenhas e falar dos livros que a gente lê é para darmos nossa opinião ão apenas o resumo do livro, só para dizer fiz a resenha! acho isso errado, temos que ser sinceras sempre! se é ruim fala que não gostou, falar que é ótimo só para agradar os parceiros não é legal!! beijocas Lu!! e para a vivi por espor as ideias dela!

beijocas ;**

Lígia.

Ligia et son monde.

Juh** disse...

Super concordo com esse texto Luh!
A Vivi sintetizou bem o que realmente é ter um blog literário ;)
amoo vc
beijoos
Livros e blablabla

Adriana disse...

Oiii, acho que a Viviane ta corretíssima quando fala sobre as responsabilidades que envolve criar um blog, eu mesma sou apaixonada por livros, mas nunca poderia ter um blog pela falta de tempo, admiro quem se dedica, fazendo de seu blog um espaço de devertimento e cultura! Parabéns a todos os blogueiros que tem consciência da responsabilidade que é manter um blog! Bjinhos!

Fábrica dos Convites disse...

Realmente para se ter um blog literário, tem que se comprometer a ler e dar uma opinião sincera. Adoro ler, leio vários tipos de livros e sigo vários blogs literários até dou algumas dicas de livros no meu blog, mas não sei se conseguiria ter um blog literário como os que eu sigo. Bjs, Rose:D

Kate disse...

Dicas mto válidas. Qdo resolvi criar um blog naum tinha idéia do trabalho q dava...

http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

Ralf disse...

Engraçado, eu li essa noticia quando criei o meu blog (mas não comentei aqui no dia) (vou mudar o layout dele, e depois, o estreiar). E essas dicas vão me ajudar.

Postar um comentário

Olá! Seja muito Bem Vindo(a) ao Bookaholic Fairy

É uma honra ter você como seguidor do blog.

Deixe sua mensagem que ficaremos muito felizes.


Aviso: Comentários Anônimos estão proibidos.

 

Bookaholic fairy 2011 Desenvolvido por Ipietoon e totalmente modificado por Julia